Uma ideia vaga, que ia passando desinteressada me pegou curiosa e emocionada. Fiquei a observar as pessoas e suas expressões, seus comportamentos, e tudo aquilo me gerou um turbilhao de dúvidas. Observei garotos jogando bola, gritam, driblam incrivelmente, e quando faço o que gosto tenho a mesma ou parecida euforia que eles, mas não é essa a minha curiosidade, percebi além disso, que as pessoas sorriem quando estão felizes, choram quando estão tristes ou felizes, mas por que não sorriem quando estão tristes? Eu pensava que a lágrima representa a tristeza e o sorriso a alegria, agora vejo que num tudo que vemos é o que é na verdade. Talvez o sorriso seja uma expressão tão dele, pura e sincera, que conseguimos por isso, diferenciar uma pessoa falsa de uma sincera, pois os sorrisos não são os mesmos, carregado e disfarçado ou desfeito numa alegria pueril, fachada da alma. Já as lágrimas são límpidas, lavam a alma, as dores, e tiram um peso do indivíduo; mostram-nos duas vertentes: a alegria e a tristeza. Lágrimas de alegria são aquelas que derramamos pela emoção de ganhar um presente, passar de ano, gratidão, rever um amigo, são efusivas, são sentimentos que extrapolam, saem com intensidade! Lágrimas de tristeza é como se nosso sangue vertesse sem estancamento, se a tristeza for negra, mais pesada e dolorosa, ela deslizará pelo rosto lenta e cruel, essa é carrasca, maquinal e animal, nos torna fracos, desesperados e abandonados, talvez chore junto ao nosso coração, é infusiva, mesmo que tentemos jogar pra fora a razão pela qual choramos com as lágrimas, ela entra mais em nós, insensível, impiedosa e implacável. Às vezes a saudade causa essa dor, a aí as lágrimas vêm, uma a uma, em torrente; a decepção também tem quase um efeito parecido. E tem as vezes que dá um nó na gargant, um peso no coração, as lágrimas se recusam a sair, os olhos ardem e a boca seca, tudo parece perder o sentido... E foi assim que sentada em meio a uma multidão barulhenta percebi isso, que em todos há um pouco animal e um todo humano que abraça e te consola nessas horas, e são essas "quimeras" que podemos chamar de homem (e mulher), eles, você e eu, todos nós, feitos por um Mestre.
Dedico esse post a umas amigas muito especiais que tive (e continuo a ter, e terei enquanto viver) o privilégio de conhecê-las! CFO, linda e sempre sorridente (e ela suporta o peso da inveja da serpente, creia nisso! Dá vontade de chorar quando converso com ela); NRN, também linda e muito pra cima (ela me faz esquecer dos problemas com sua simplicidade) e ainda, ACS (a Avril Lavigne da sala, que é meio poeta gótica “revoltada”, brincadeira, seus sentimentos também são puros), linda e inquieta! Amo todas vocês, do fundo do buraco de meu coração! Saibam vocês, que, pessoas como vocês, não se encontram fácil, na verdade nem se encontram, porque são únicas! Hoje faz um ano que nos conhecemos.
Lilian Holmes
"Minha alma tem o peso da luz. Tem o peso da música. Tem o peso da palavra nunca dita, prestes quem sabe a ser dita. Tem o peso de uma lembrança. Tem o peso de uma saudade. Tem o peso de um olhar. Pesa como pesa uma ausência. E a lágrima que não se chorou. Tem o imaterial peso da solidão no meio de outros."
( Clarice Lispector )
Eu te juro de coração, que as lágrimas que derramo agora são de felicidade. Agradeço por ter você em minha vida, você me ajudou a crescer bastante, me escutou, graças a você, eu me tornei alguém melhor. te levo comigo, em um bom lugar :)
ResponderExcluir